"Não podemos escolher quais as circunstâncias externas da nossa vida, mas sempre podemos escolher a maneira como reagimos a elas."
Existem certas coisas que simplesmente não podemos controlar, então não devemos sofrer por conta dos fatos, premissa fundamental do estoicismo. Essa é também a premissa básica do livro, que traz uma releitura da obra de um dos mestres dessa corrente, que oferece ao leitor um caminho para a sabedoria e a felicidade através da construção de virtudes, a partir de uma psicologia quase mística presente na filosofia estoica. Filosofia extremante prática diga-se, muito útil a vida cotidiana; mas sem deixar por menos, o seu contexto moral, político e filosófico.
O livro traz em cada página um contexto comportamental e moral para refletirmos sobre nossas ações diante das mais variadas situações da vida. A autora, Sharon Lebell, faz uma releitura fiel ao manual da vida de Epicteto para trazer aos novos tempos essa nova interpretação da obra de um dos mestres do estoicismo.
Sofremos antes por conta da nossa percepção e apreensão sobre os fatos e circunstâncias da vida, como a opinião alheia, por exemplo. Porém, muitas dessas coisas podem nunca nos atingir, nem nos ferir de verdade.
0 Comentários
Deixe seu comentário, crítica ou sugestão de conteúdo