A Finalidade da Política segundo Aristóteles




A Análise de Aristóteles


Para chegar a uma análise formal quanto a finalidade da política*, concebida como a grande ciência do convívio, ao elaborar a sua teoria prática, Aristóteles estabelece as três formas que estão aqui descritas como as características fundamentais, que levariam a uma conclusão verdadeira sobre essa finalidade norteadora da vida prática ou da vida política, enfim, a vida em sociedade.

As formulações estão baseadas nos três tipos de indivíduos que compunham a sociedade da época e, por consequência em suas atitudes e comportamentos possíveis de serem observados no cotidiano do convívio em sociedade. Segundo o filósofo, elas são a prática do gozo (a vida dos prazeres), a política (a vida da ação) e da especulação (a vida dos pensadores). 


1- Na prática do gozo onde se encontra a maior parte dos indivíduos, os quais se ocupam de um estilo de vida mais vulgar, conforme afirmou: "O grosso da espécie humana se revela  inteiramente vil"; inclusive é possível destacar que até homens distintos as vezes apelam para as suas paixões, sendo corrompidos por elas. 


2- Quanto a vida prática em si, ele faz crítica ao apego igualmente apaixonada as virtudes, dando como exemplo à honra, segundo ele diz: "O que motiva os homens a buscar a honra parece ser garantir a si mesmos o seu próprio mérito"; destacando aqui que até as virtudes podem surgir como elementos incompletos para se alcançar o propósito maior da vida política quando se tornam práticas egocêntricas, corruptas e distorcidas.


3- Já na vida especulativa dos pensadores e teóricos, Aristóteles tomava como preocupante o fato do idealismo universalizar os termos, não levando em consideração as partes distintas de cada elemento, diversificado e destacável do todo que compõe uma grande ciência como a Política. 

"Nota-se que os introdutores dessa teoria não postulavam Ideias de classes (ou partes) de coisas nas quais reconhecessem anterioridade e posterioridade". Observamos nessa fala que os idealistas, como seu mestre Platão, afastavam-se da composição das partes que compõe os chamados universais, enredando-se nas ideias principais tidas como um bem imaterial e se afastando da finalidade da vida prática, ou seja, viviam mais no mundo das ideias do que na realidade prática. 


Aristóteles concluiu ser o bem comum a finalidade que deva orientar a vida prática e as ações humanas. Ou seja, a finalidade da política seria, portanto, a busca pela felicidade dos homens na sociedade a grosso modo. 

Observem na fala dele: "Diante do fato de que as ciências menores se prestam ao uso desta e, visto que ela (a política), estabelece leis quanto à conduta dos indivíduos, sua finalidade terá que incluir as finalidades de todas as demais. 

[...] Determina-se, com isso, ser o bem humano, a finalidade da política".


Nota:

*Aristóteles tinha como objetivo nomear uma ciência superior, na qual coubessem todos os anseios sociais do homem, neste caso, em sua analise ele chegou a conclusão de que esta ciência seria a Política; ela, por conseguinte teria como objetivo alcançar a felicidade geral da vida em sociedade.



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