A Cultura e o seu significado Antropológico

Foto De Arte De Retrato De Mulher Em Parede



A definição de Cultura e a Diversidade Cultural


Culturas e culturas: De forma didática para chegar ao conceito de cultura bastaria uma comparação com uma de suas menores expressões. Como? Comparando a personalidade de um indivíduo inserido em determinado grupo social ou sociedade, expressando o seu jeito de ser, de agir, de se vestir e se comunicar; com o conceito mais amplo da cultura. 

Isso mesmo, a cultura pode ser interpretada como a personalidade ou identidade de determinado grupo de pessoas, sociedades e povos diversos. Daí que seja o correto falar em "culturas", pois existem muitas expressões delas em diversas partes do mundo e assim também compreendemos mais facilmente o conceito de Diversidade Cultural.


Antropologia e Cultura: A Antropologia é o estudo do Homem por definição (do grego, anthropos, “ser humano”, e logos, “estudo”); mas atualmente é bem aceito e difundido que esta ciência social também se compromete com o estudo da cultura, pois ela define o Homem facilitando a nossa compreensão dos diferentes povos e suas expressões culturais, inclusive de outras épocas.

E dentro dos objetivos da ciência antropológica, além do estudo, da observação e pesquisa; podemos inserir a ideia de ensino da cultura, já que a antropologia pode facilitar a aceitação da diversidade, quando nos permite conhecer outros povos que tem costumes diferentes dos nossos, mas também nos apontando algumas semelhanças entre culturas.


Conforme descreve Alessandra Stremel Pesce Ribeiro no livro "Teoria e prática em antropologia": "Um dos principais objetivos da antropologia é demonstrar que todos os indivíduos e grupos sociais, nos mais variados tempos e lugares, significam suas ações e dão sentido ao mundo. A espécie humana não vive apenas uma, mas múltiplas realidades." 


Postar um comentário

0 Comentários