A "Cultura geral" de Schwanitz


imagem-ilustrativa-da-capa-do-livro



O nome, “Cultura geral”, na capa do livro do historiador e filósofo alemão Dietrich Schwanitz carrega consigo na verdade a essência e o essencial de um bom livro de História. Talvez o nome bem sugestivo fora escolhido pela forma transportada ao leitor desejoso de ampliar os horizontes. Tarefa que o grande compendio do professor consegue realizar com louvores.

O fato é que essa característica enciclopédica do livro [como qualquer outro livro do gênero poderia fazer] não o diminui de maneira nenhuma, pois o mérito está na forma sucinta e no refinamento dos resumos que oportunizam uma grande eficiência na hora da leitura. A organização dos temas, de tantos pontos e personagens relevantes da história ocidental; a distribuição dos assuntos de forma geral em sua ordem cronológica facilitam a assimilação. Destaco a exposição de temas que tem sido negligenciados e pouco debatidos — contudo atuais — e que são apresentados de forma muito precisa por Dietrich.

As notas também são organizadas de forma cronológica e as recomendações ao final do livro permitem que se possa realmente transformar a obra numa boa fonte de consulta e de estudos continuados para se ter numa biblioteca. Esse não é o tipo de livro o qual se deva ler de forma apressada, mais que uma degustação, é uma obra para uma vida inteira de estudos.

Há duas grandes partições no livro, "Saber" e "Poder", dentro delas coube tudo aquilo que nos convém saber, segundo o autor deixa subtendido no subtítulo. Logo no início foram traçadas duas linhas, uma partindo da Grécia e a outra de Israel, que se entrelaçaram para dar origem ao que conhecemos hoje por cultura ocidental. Como duas linguagens distintas nascidas uma para outra. Dessas duas direções e preocupações de análise, o autor narra a história de um ponto de vista quase que exclusivamente europeu — que se diga ser essa a especialidade de Dietrich. A obra parece certas vezes ser um livro de História Geral comentada, mas não poderia dizer só isso, porque a escrita peculiar e organização cirúrgica do autor dão o aspecto fundamental de curadoria presente durante a leitura da obra. 

O sucesso de Dietrich está justamente na proposta que dá nome ao livro, pois a variedade de temas organizados e comentados permitem que o leitor realmente interessado possa expandir seus horizontes de estudos e pesquisas; adquira certa "bagagem cultural", introduzindo seus passos em diversas áreas do conhecimento e das ciências.



Postar um comentário

0 Comentários